quarta-feira, 30 de junho de 2010

Vaquejada

A Vaquejada é uma atividade recreativa-competitiva, com características de esporte, brasileira da região Nordeste, no qual dois vaqueiros a cavalo têm de perseguir o animal (boi) até emparelhá-lo entre os cavalos e conduzi-lo ao objetivo (duas últimas faixas de cal do parque de vaquejada), onde o animal deve ser derrubado.



História

Na época dos coronéis, quando não havia cercas no sertão nordestino, os animais eram marcados e soltos na mata. Depois de alguns meses, os coronéis reuniam os peões (vaqueiros) para juntar o gado marcado. Eram as pegas de gado, que originalmente aconteciam no Rio Grande do Norte. Montados em seus cavalos, vestidos com gibões de couro, estes bravos vaqueiros se embrenhavam na mata cerrada em busca dos bois, fazendo malabarismos para escaparem dos arranhões de espinhos e pontas de galhos secos. Alguns animais se reproduziam no mato. Os filhotes eram selvagens por nunca terem mantido contato com seres humanos, e eram esses animais os mais difíceis de serem capturados. Mesmo assim, os bravos vaqueiros perseguiam, laçavam e traziam os bois aos pés do coronel. Nessa luta, alguns desses homens se destacavam por sua valentia e habilidade, e foi daí que surgiu a idéia da realização de disputas.[1]
O Rio Grande do Norte é apontado como o estado que deu o primeiro passo para a prática da vaquejada.
O historiador Câmara Cascudo dizia que por volta de 1810 ainda não existia a vaquejada, mas já se tinha conhecimento de uma atividade parecida. Era a derrubada de vara de ferrão, praticada em Portugal e na Espanha, onde o peão utilizava uma vara para pegar o boi. Mas derrubar o boi pelo rabo, a vaquejada tradicional, é puramente nordestina. Na região Seridó do Rio Grande do Norte, onde tudo começou, era impossível o uso da vara, pois o campo era muito acidentado e a mata muito fechada, e por essa razão tudo indica que foi o vaqueiro seridoense o primeiro a derrubar boi pelo rabo.
Somente em 1874 apareceu o primeiro registro de informação sobre vaquejada. O escritor José de Alencar escreveu a respeito da "puxada de rabo de boi" no Ceará, mas não como sendo algo novo, ele deixou claro que a prática já ocorria anteriormente. E se existia no Ceará, era indiscutível que pudesse existir em estados vizinhos como, Rio Grande do Norte, Paraíba e Piauí, já que eram regiões tão semelhantes nos hábitos, atividade econômica e social, e ambiente físico. Foi isso que levantou a suspeita dos pesquisadores. Eles descobriram pela tradição falada que muito antes de 1870 já se praticava vaquejada no Seridó Potiguar. Uma indicação para isso era a existência dos currais de apartação de bois, que deram origem ao nome da cidade de Currais Novos, também no Rio Grande do Norte. Esses currais foram feitos em 1760. E era entre 1760 e 1790 que acontecia em Currais Novos a apartação e feira de gado. Foram dessas apartações que surgiram as vaquejadas. O pátio de apartação de São Bento, no município de Currais Novos foi construído em 1830.
No Nordeste, desde a colonização, o gado sempre foi criado solto. A coragem e a habilidade dos vaqueiros eram indispensáveis para que se mantivesse o gado junto. O vaqueiro veio tangendo os bois, abrindo estradas e desbravando regiões. Foram eles os grandes desbravadores do sertão nordestino, e muito especialmente do sertão do Seridó, região cheia de contos e lendas de bois e de vaqueiros.

Anos 40

Sem registros precisos de datas, sabe-se apenas que em meados de 1940 os vaqueiros de várias partes do nordeste começaram a tornar público suas habilidades, na Corrida do Mourão, que começou a ser uma prática popular na região nordeste.[1]
Os coronéis e senhores de engenho passaram a organizar torneios de vaquejadas, onde os participantes eram os vaqueiros, e os patrões faziam apostas entre si, mas ainda não existiam premiações para os campeões. Os coronéis davam apenas um "agrado" para os vaqueiros que venciam. A festa se tornou um bom passatempo para os patrões, suas mulheres e seus filhos.
Após alguns anos, pequenos fazendeiros de várias partes do nordeste começaram a promover um novo tipo de vaquejada, onde os vaqueiros tinham que pagar uma quantia em dinheiro, para ter direito a participar da disputa. O dinheiro era usado para a organização do evento e para premiar os vencedores.
As montarias, que eram formadas basicamente por cavalos nativos daquela região, foram sendo substituídas por animais de melhor linhagem. O chão de terra batida e cascalho, ao qual os peões estavam acostumados a enfrentar, deu lugar a uma superfície de areia, com limites definidos e regulamento. Cada dupla tinha direito a correr três bois. O primeiro boi valia 8 (oito) pontos, o segundo valia 9 (nove) e o terceiro boi correspondia a 10 (dez) pontos. Esses pontos eram somados e no final da vaquejada era feita a contagem de pontos, a dupla que somasse mais pontos era campeã, e recebia um valor em dinheiro. Esse tipo de vaquejada foi e ainda é chamada de "bolão".
Com o tempo, a vaquejada se popularizou de tal forma que existem clubes e associações de vaqueiros em todos os Estados do Nordeste, calendários de eventos e patrocinadores de peso, envolvendo um espírito de competição que agrada a muitos.

Evolução da vaquejada


De 1880 a 1910: A prática era com a lida do boi, a apresentação nos sítios e fazendas. Não existia formalmente o termo Vaquejada. O Brasil vivia um momento de transição da Monarquia para a República. As músicas de Chiquinha Gonzaga estouravam nas paradas de sucesso.
De 1920 a 1950: A idéia da festa da vaquejada começava a existir com as brincadeiras de argolas e corridas de pé-de-mourão. Nesse período, o temido Lampião costumava participar das festinhas com argolas, em fazendas de amigos. Na época destacavam-se, na música, Noel Rosa, Ari Barroso, e surgia um garoto chamado Luiz Gonzaga no Brasil republicano, onde brilhou a estrela de Getúlio Vargas.
De 1960 aos anos 70: Começam a ser disputadas as primeiras vaquejadas na faixa dos seis metros. Ainda eram eventos de pequeno porte, em sua maioria festinhas de amigos, com participação mínima de vaqueiros. O Brasil vivia a época da ditadura. O forró de Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Marinês e outros animavam as festas.
De 1980 aos anos 90: Mudanças nas regras da vaquejada. A faixa dos seis metros, que exigia força do vaqueiro, passou a ser de dez metros, cuja principal característica é a técnica. Começam a ser distribuídos prêmios para os competidores, mas o público ainda era pequeno. Época em que o País inteiro foi às ruas gritar pelas eleições diretas que foram consolidadas em 1988.
Anos 90 até a atualidade: A vaquejada é encarada como um grande negócio. Os organizadores começam a cobrar ingressos e o público entende a proposta. O vaqueiro é reconhecido como um atleta da pista. Nasce um novo forró com o surgimento de bandas como "Mastruz com Leite". Resultado: parques lotados e, a cada ano, surgem mais pessoas interessadas pela atividade.

Regras

As disputas são entre várias duplas, que montados em seus cavalos perseguem pela pista e tentam derrubar o boi na faixa apropriada para a queda, com dez metros de largura, desenhada na areia da pista com cal. Cada vaqueiro tem uma função: um é o batedor de esteira, o outro é o puxador.
O Batedor de Esteira
É o encarregado de "tanger" o boi para perto do derrubador no momento da disparada dos animais e pegar o rabo do boi e imediatamente passar para o colega.
O Puxador
É o encarregado de puxar o rabo do boi e de derrubá-lo dentro da faixa apropriada.
O Juiz
O juiz serve como árbitro na disputa entre as duplas e deve ficar ao alto da faixa onde o boi será derrubado. Ao cair na pista, dependendo do local, pontos são somados ou não a dupla.
Se o boi for derrubao dentro da faixa apropriada para esse fim, com as quatro patas para o ar, ele grita para o público: "Valeu Boi", então, soma-se pontos a dupla, se isso não acontecer, ele fala: "Zero Boi", a dupla não consegue somar pontos.

Regulamentação

O Peão de vaquejada hoje é regulamentado pela Lei nº 10.220, de 11 de abril de 2001, que considera "atleta profissional o peão de rodeio … Entendem-se como provas de rodeios as montarias em bovinos e eqüinos, as vaquejadas e provas de laço, promovidas por entidades públicas ou privadas, além de outras atividades profissionais da modalidade organizadas pelos atletas e entidades dessa prática esportiva".
Empresários de todo o País vêem o evento como um grande e próspero negócio. As vaquejadas são consideradas "Grandes Eventos Populares" deixando de ser uma simples manifestação Cultural Nordestina, e atraindo um excelente público onde quer que aconteçam.

TRE/RN fará plantão para receber pedidos de registro de candidaturas

Nos dias 3 e 4 de julho, os setores de Protocolo, Secretaria Judiciária, Suporte e Sistemas Eleitorais da sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) estarão de plantão, das 8h às 13h, para receber os pedidos de registro de candidatos escolhidos por partidos e coligações. “É muito importante que os partidos não deixem para a última hora”, chama a atenção o presidente do Tribunal, desembargador Expedito Ferreira de Souza.

O prazo final para o registro de candidaturas encerra-se na segunda-feira, 05 de julho, às 19 horas.

Álvaro Dias não será mais vice de José Serra

Após a crise desencadeada com o aliado DEM, o PSDB decidiu que o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) não será mais o vice na chapa encabeçada pelo tucano José Serra à Presidência. A decisão foi tomada nesta madrugada depois que o senador Osmar Dias (PDT-PR), irmão de Álvaro Dias, informou ao deputado Abelardo Lupino (DEM-PR) que iria se candidatar ao governo do Paraná. Com isso, os tucanos perderam seu principal argumento para a escolha de Dias.Diante da reviravolta, o DEM decidiu adiar o início da convenção nacional do partido, marcado para 8h desta quarta-feira, em Brasília.Nesta madrugada, o presidente do DEM, Rodrigo Maia, e Serra ficaram reunidos em São Paulo até as 5h. Durante as negociações, foi sugerido que os tucanos escolham um vice dentro do próprio DEM. Entre os nomes cogitados, estão o da ex-vice-governadora do Pará Valéria Pires, o do deputado federal José Carlos Aleluia (BA), que se lançou na terça-feira candidato ao Senado, e o do deputado federal e ex-ministro do Esporte e Turismo do governo Fernando Henrique, Carlos Melles (MG).A crise entre os dois partidos começou quando o PSDB avisou ao PTB que escolhera Dias antes de comunicar ao DEM. O presidente do PTB, deputado cassado Roberto Jefferson, anunciou o nome no Twitter, irritando os democratas

Ciro Gomes admite dificuldade do PSB na eleição do RN

Para justificar a candidatura a Presidente da República, o deputado federal Ciro Gomes apresenta como um dos argumentos a boa avaliação de administrações estaduais feitas pelo PSB.
Na lista do parlamentar ele inclui o Rio Grande do Norte, administrado pela peessebista Wilma de Faria.
No entanto, ele também admite que é no Estado potiguar onde está uma das dificuldades do PSB para continuar na administração.
O partido de Ciro Gomes terá como candidato ao Governo o vice-governador Iberê Ferreira.
O assunto foi matéria no jornal Valor Econômico. Veja a reportagem na íntegra:
Ciro garante que continua candidato e que só PSB pode tirá-lo da disputa
Raquel Ulhôa, de Brasília
Durante viagem à Europa, durante o recesso parlamentar, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) foi informado pela assessoria de que estava sendo procurado pelo ex-ministro José Dirceu, que tem negociado alianças estaduais pelo PT. “Mandei dizer que estava muito ocupado, de férias”, relata Ciro, que não quer conversa com Dirceu. Diz discordar dos “cálculos políticos” e da articulação feita pelo ex-ministro. “Essa coisa é golpista”, criticou.
A declaração do deputado reflete irritação e impaciência com as pressões do PT para que desista de concorrer à Presidência da República e dispute o governo de São Paulo. Ciro pretende manter sua candidatura à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva até “onde puder, ou seja, outubro”. Diz que apenas o PSB pode tirá-lo da disputa. E, se isso acontecer, prefere ficar fora das eleições de 2010. “Saio da vida pública. Paro um pouco. Para mim, a política não é meio de vida”, declara.
A favor de sua candidatura a presidente, Ciro diz que seu partido está eleitoralmente mais forte que o PT no país. Cita, como prova, o fato de o PT estar buscando no PSB um candidato ao governo de São Paulo. Diz ainda que o PSB tem três governadores bem avaliados (Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte), o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, candidatos competitivos e alianças eleitorais na maioria dos Estados. Só enfrenta dificuldade em Sergipe e no Rio Grande do Norte.
“Nunca tive tanta força quanto agora para disputar a Presidência”, afirma Ciro, que concorreu ao cargo em 1998 e 2002. Afirma ter base política no país inteiro. Contabiliza a seu favor sua amizade com o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB).
Para o deputado, Lula “está errado” ao tentar aglutinar todos os partidos aliados em torno de Dilma. “PSDB e PT querem que eu retire minha candidatura a presidente. A única pessoa que está certa em querer retirar minha candidatura é o José Serra (governador de São Paulo, pré-candidato tucano à Presidência). Significa que o Lula está errado. O santo Lula, nesse assunto, está errado”, afirma Ciro.
O deputado defende sua candidatura a presidente como “opção” ao eleitor, que “não será obrigado a votar por negação” – o que aconteceria numa eleição plebiscitária entre Dilma e Serra. Por suas “circunstâncias políticas”, como antigo aliado de Lula hoje fora do governo, Ciro acha que é o único em condições de manter os avanços da gestão do petista e fazer “a justa transição com a necessária e indispensável dose de renovação”. Voltou a atacar a “moral frouxa” da coalizão PT-PMDB, que, na sua opinião, está deixando um “roçado de escândalos semeado”.
O deputado admite que sua candidatura a presidente está numa “fase solitária”, sem apoio de outros partidos. Diz que irá em busca de aliados. “Vou trabalhar. Só penso naquilo 24 horas por dia”, diz. A tese de Ciro e da direção do PSB é que a participação de dois candidatos governistas evita uma vitória de Serra no primeiro turno.
Ciro nega que o PSB esteja abandonando o projeto da candidatura própria. Segundo ele, até agora todos os passos foram combinados. Nega que Lula mande recados para que desista. “Não converso com Lula pelos jornais. Não recebo recado. Converso claramente. Digo que ele está errado”, diz. E continua: “Não trato Lula como mito, trato como líder político”.
Em conversa com o presidente, foi fixado prazo até março para a decisão sobre a candidatura a presidente ser tomada. A pedido de Lula, o deputado transferiu o domicílio eleitoral para São Paulo, para abrir a possibilidade da disputa ao governo estadual – opção que descarta.
O deputado minimiza as pesquisas de intenção de voto, que apontam sua queda e crescimento de Dilma. Avalia ter um percentual mínimo de votos entre 12 e 13% de votos no país e Dilma, como candidata de Lula, um piso de 25%. A partir daí, o desempenho depende dos “atributos” exibidos na campanha.
Ciro não deixa claro o que tem contra José Dirceu. Mas lembra que, quando presidente do PT, o ex-ministro abriu inquérito no partido para apurar relações de Lula com o compadre Roberto Teixeira. “Era um trabalho para liquidar Lula”, diz.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Resultado da Vaquejada de Várzea-RN

12ª Parque Reginaldo Fereira
25,26 e 27 de Junho de 2010
Várzea-RN

Categoria Profissional


1° Lugar Julio Cesar e Marquinho Lourenco
Parque Francisco Cassiano - São José de Campestre-RN
2° Lugar Ze Neto e Tony
Parque Reginaldo Fereira - Várzea-RN
3° Lugar Adailton Paiva e Marquinhos de Várzea
Parque Senador Paulo Guerra - Carpina-PE
4° Lugar Ze Borges e Marquinho Lourenco
Haras Balanço - São José de Campestre-RN
5° Lugar Gulinho e Marquinhos de Várzea
Parque Arapuá - Santo Antonio-RN
6° Lugar Eduardo Jr. e Beto

7° Lugar Ramos Neto e Alan
Haras Dois Irmãos-PB - Tacima-PB
8° Lugar Eduardo Jr. e Beto

9° Lugar Carlos Rodrigues e Ze Borges
Parque Theodorico Bezerra - Tangara-RN
10° Lugar Carlos Rodrigues e Ze Borges
Parque Theodorico Bezerra - Tangara-RN
11° Lugar Ze Borges e Marquinho Lourenco
Haras Balanço - São José de Campestre-RN
12° Lugar Dí Cabeção e Rogerio
Parque Joao Barros - Nizia Floresta-RN
13° Lugar Dudú e Dinho Pegado
Parque Raniery Alysson Park Center - Nova Cruz-RN
14° Lugar Heronildes e Edmilson
Parque Nsª.Senhora Aparecida-RN - Nova Cruz-Sitio Primeira Lagoa-RN
15° Lugar Railson Nunes e Francis
Parque Santana Park Center-RN - Brejinho-RN
16° Lugar Fabinho e Josivan
Parque Triunfo - Goianinha-RN
17° Lugar Alisson e Tulio
Parque Triunfo - Goianinha-RN
18° Lugar Manoel Rosas e Chico
Representação São José de Mipibú - São José de Mipibú-RN
19° Lugar Neguinho e Railson Nunes
Parque Triunfo - Goianinha-RN
20° Lugar Manoel Rosas e Chico
Representação São José de Mipibú - São José de Mipibú-RN

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Escolha foi consenso entre aliados

Nos últimos dias a pergunta era uma só nos bastidores políticos: quem seria o candidato a vice-governador que iria compor chapa com o governador Iberê Ferreira de Souza? Poucos minutos antes da convenção, o ex-secretário Estadual de Planejamento, Vagner Araújo (PSB) foi confirmado como o candidato a vice-governador.



Vagner disse que aceitou o convite para compor a chapa ao lado de Iberê com muita honra por acreditar que a chapa será vitoriosa nas eleições de outubro. "Hoje é a nossa arrancada para o início de uma campanha eleitoral em que temos tudo para sairmos vitoriosos", disse.

O ex-secretário disse à reportagem que a intenção dos dirigentes do PSB era que o deputado João Maia (PR) fosse escolhido o vice. Entretanto, como a consulta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi adiada para esta semana ficou inviável a espera. "O fato é que os partidos que compõem a base aliada foram ouvidos e entraram em um consenso em relação ao meu nome", garante.

Vagner disse que a opinião do deputado federal João Maia, mais cotado para assumir a vaga de vice na chapa, foi muito importante para que o ex-secretário aceitasse oficializar a chapa com Iberê. "O ideal era que o vice fosse mesmo de outro partido, mas já estávamos estudando a possibilidade de o candidato a vice sair mesmo do PSB caso a consulta do TSE demorasse mesmo a sair. A opinião e o respaldo do deputado João Maia em relação ao meu nome foi muito importante para mim", garantiu o ex-secretário. Vagner disse se sentir preparado para ajudar o governador Iberê em sua trajetória caso seja reeleito. "Me sinto preparado porque já fui prefeito e secretário de estado", disse.

Vágner Araújo é o vice de Iberê

Cerca de nove mil pessoas compareceram ao ginásio Machadinho para participar da convenção do PSB que oficializou a candidatura do governador Iberê Ferreira de Souza a reeleição. Iberê chegou ao encontro estadual do PSB acompanhado da ex-governadora Wilma de Faria e do candidato a vice-governador, ex-secretário estadual de Planejamento Vagner Araújo, que teve o nome anunciado no final da manhã de ontem.


A deputada estadual Márcia Maia foi uma das primeiras a subir no palanque armado no ginásio e discursar. A deputada aproveitou o momento para "alertar" aos adversários que Iberê vai lutar para se reeleger. "Não subestimem a força desse baixinho", destacou a deputada.

O deputado federal Henrique Alves (PMDB) utilizou-se do espaço para esclarecer aos presentes, especialmente aos peemedebistas o porquê de estar separado do primo Garibaldi na campanha majoritária para o governo do estado. "Esse é um dos atos mais difíceis de minha vida pública. Fiz 20 campanhas ao lado de Garibaldi. Não sei, Iberê, se vou sabe fazer campanha sem Garibaldi, mas por um dever de consciência tinha que apoiar você para o governo do estado", declarou Henrique.

O deputado federal João Maia (PR) - que está coligado na proporcional com o PMDB e PV - destacou a história política do governador Iberê Ferreira. "Iberê tem história no executivo e no legislativo. É um homem preparado. O governador incentivou o pequeno agricultor e a geração de emprego e renda. O Rio Grande do Norte não pode ter um governo diferente do governo federal", comentou, ressaltando o apoio à candidatura da ex-ministra Dilma Rousseff (PT).

O apoio ao projeto político do PT também foi lembrado pela deputada federal Fátima Bezerra em seu discurso. "Não podemos dissociar o Rio Grande do Norte do projeto nacional porque o que está em jogo é o futuro do RN e do Brasil", destacou Fátima.

A ex-governadora Wilma de Faria garantiu estar firme para iniciar a caminhada rumo ao Senado, não pelas mordomias, mas para ser a senadora guerreira e ajudar Iberê a conquistar seu segundo mandato. "Vou lutar para defender os municípios nas reformas política e tributária. Acredito que a vitória não será apenas minha, mas do povo do RN", afirmou.

Ao discursar o governador Iberê agradeceu as orações que recebeu durante o tratamento a que foi submetido em São Paulo contra um câncer no pulmão. Em seguida falou dos projetos desenvolvidos em parceria com o governo federal no interior do Estado. "Incentivamos o pequeno produtor, a agricultura familiar e o governo federal aumentou o salário mínimo em 400%. Agora estão querendo dizer a vocês para que sejam a favor da mudança, mas tenham cuidado para não confundirem mudança com retrocesso", alfinetou Iberê.

Pai de candidato disputa vaga na AL

A convenção do PDT ainda confirmou a candidatura a deputado estadual do ex-prefeito de Parnamirim, Agnelo Alves, pai do candidato ao governo do estado Carlos Eduardo Alves. Agnelo, que se desfiliou do PSB após divergências com a então governadora Wilma de Faria e ficou um bom tempo sem partido, decidiu se coligar ao PDT quando o filho Carlos Eduardo Alves anunciou ser candidato ao governo do estado. Entretanto, desde que anunciou que iria disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa, Agnelo vem recebendo duras críticas de alguns vereadores de Parnamirim. Questionado pela reportagem durante a convenção do PDT acerca das críticas relacionadas a sua candidatura, Agnelo apenas disse: "Vamos para as urnas e o povo responderá melhor do que eu", alfinetou o ex-prefeito.

Carlos se lança em palanque modesto

O ginásio da Cidade da Esperança foi o local escolhido pelo PDT para oficializar a candidatura do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves ao governo do estado, no último sábado. Desde cedo que prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças políticas do Estado chegavam ao local para participar do evento. O ex-prefeito de Natal chegou ao ginásio da Cidade da Esperança às 12h. Na ocasião foram homologados os nomes de Carlos Eduardo e do deputado Álvaro Dias como candidatos a governador e vice-governador, respectivamente, na coligação PDT e PCdoB. A coligação terá, ainda, 26 candidatos a deputado estadual e oito disputam à Câmara Federal. A vereadora Sargento Regina (PDT) e o vereador George Câmara (PC do B) foram alguns dos candidatos que oficializaram seus nomes na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa


O clima nos discursos foi baseado em duras críticas à atual gestão do Rio Grande do Norte. Os candidatos cobraram projetos e ações que "não foram realizados durante oitoanos". O jornalista Sávio Hackradt que teve seu nome homologado como candidato a senador ressaltou a importância de mudança. "Será que temos que continuar votando nesses políticos que não resolveram os principais problemas do nosso povo?", indagou.

O deputado estadual Álvaro Dias que teve o nome confirmado como candidato a vice-governador do ex-prefeito Carlos Eduardo disse que ouviu a povo e por isso aceitou compor a chapa ao lado de Carlos. "Esse ano talvez eu tivesse a campanha mais tranqüila como deputado estadual, mas ouvi meus eleitores e o pedido para marchar junto a Carlos Eduardo foi maior", disse.

Em seu discurso, Carlos Eduardo disse que vai batalhar pelo desenvolvimento do Rio Grande do Norte como fez por Natal quando foi prefeito. "A partir de agora estamos prontos para lutar pelo desenvolvimento social e econômico do Estado aliado a uma política de resgate da educação. Este será o nosso diferencial", completou o ex-prefeito.

O ex-prefeito convocou a população do Estado para uma mudança nas eleições deste ano que, segundo ele, serão um divisor de águas. "É fácil perceber que tudo isso é um floreio, quando não há nada de concreto a se apresentar. Tudo importa para eles, menos as necessidades do povo", criticou. Carlos Eduardo continuou dizendo: "Como governador terei a postura de

mudança e otimismo, mas também de que é preciso ousadia. E é com esse compromisso que me lanço à luta, pois o que queremos é uma sociedade com igualdade e desenvolvimento sustentável", declarou o ex-prefeito de Natal.

Convenção // Críticas e convocação à união

O Democratas optou por fazer a convenção estadual no Palácio dos Esportes, também no último sábado. A senadora Rosalba Ciarlini chegou ao local caminhando ao lado de deputados, correligionários, prefeitos e vereadores. O tom dos discursos dos integrantes que formalizaram a coligação que apóia a candidata do DEM também foi de críticas ao governo do estado.


Mesmo apoiando a senadora Rosalba Ciarlini informalmente, já que se coligou na proporcional com o PMDB e PR, o PV da prefeita Micarla de Sousa esteve em peso na convenção do DEM. Logo após o fim da convenção do PV, "os verdes" invadiram a convenção do DEM para demonstrar o apoio à senadora Rosalba.

A prefeita Micarla de Sousa (PV) aproveitou a ocasião para reiterar seu apoio à senadora lembrando que Rosalba e o senador José Agripino foram alguns dos políticos que acreditaram no seu projeto político na campanha de 2008. "Estou fazendo justiça a quem me apoiou. Temos que eleger Rosalba governadora e no primeiro turno como aconteceu comigo", disse.

O senador José Agripino aproveitou a ocasião para lembrar aos presentes que quando se candidatou em 1982 ao governo do estado contou com o apoio da médica e amiga Rosalba. "Essa é a convenção maior que já participei em toda minha vida pública. Não poderia deixar de estar presente em um momento tão importante como esse se na em todos os momentos de minha vida Rosalba esteve ao meu lado", comentou Agripino.

Aguardado por todos os presentes ao palanque já que sempre incentivou a candidatura da senadora Rosalba, o senador Garibaldi Filho (PMDB) só chegou ao local às 14h30 quando o candidato a vice-governador já discursava. Garibaldi ainda falou antes da senadora e aproveitou para garantir seu apoio à candidatura de Rosalba. "Vou percorrer os quatro cantos do Estado para eleger Rosalba governadora", declarou o senador.

A senadora Rosalba Ciarlini aproveitou o discurso para criticar a educação, saúde e segurança oferecidos pelo governo do estado. "Escolas foram fechadas, somos lanterninha no Ideb e nossos jovens estão sendo assassinados. Isso é um verdadeiro absurdo", destacou.

E continuando a senadora Rosalba ainda lembrou o trabalho realizado no município de Mossoró durante sua gestão afirmando que vai lutar para que os serviços públicos sejam oferecidos com qualidade. "Quero convocar a todos para fazermos um Rio Grande do Norte melhor na segurança, saúde e educação para que o desenvolvimento do Estado seja real", disse a senadora.

PMDB // Separados pela primeira vez

O PMDB, PV e PR também realizaram suas convenções no último sábado. Os três partidos se coligaram para a eleição proporcional. Para o governo do estado os três partidos não se coligaram, porém informalmente apóiam candidaturas distintas. O PV vai marchar junto à senadora Rosalba Ciarlini (DEM) e o PR apóia a reeleição do governador Iberê Ferreira (PSB).

A situação mais complicada é mesmo a do PMDB. Os peemedebistas que seguem o senador Garibaldi Filho apóiam a candidatura de Rosalba, já os liderados pelo deputado federal Henrique Alves vão marchar junto ao governador Iberê Ferreira. Ao que tudo indica, as divergências entre os dois maiores líderes da legenda ainda vão causar constrangimentos durante o processo eleitoral, especialmente nas cidades onde o clima é mais tenso.

Apesar das divergências políticas, Henrique e Garibaldi tentam mostrar que está tudo bem no partido. Durante a convenção, Henrique aproveitou para declarar que a reeleição de Garibaldi é prioridade para o PMDB. "A maior prioridade do meu partido é a reeleição de Garibaldi", garantiu Henrique. No PV foram homologadas as candidaturas do vereador Paulo Wagner e da ex-secretária de Assistência Social, Rosy de Sousa para a Câmara Federal. Os nomes que foram oficializados para disputar a Assembleia Legislativa foram: Luiz Almir, Gilson Moura e Miguel Weber. O deputado estadual Paulo Davim foi mesmo confirmado como candidato à primeira suplência do senador Garibaldi Filho. Para o senado a legenda verde apóia a reeleição dos senadores Garibaldi Filho e José Agripino.

A convenção estadual do PR também foi realizada no último sábado. Diversos nomes foram confirmados como candidatos a deputado estadual e federal, entre eles o do deputado federal João Maia. Para o senado a legenda vai apoiar a reeleição do senador Garibaldi Filho, o segundo voto o deputado João Maia deixou em abert

domingo, 27 de junho de 2010

Iberê se mostra confiante na reeleição para governador

Em seu discurso, o governador Iberê Ferreira se mostrou convicto de sua vitória. “Hoje começa a grande luta em favor do Rio Grande do Norte. Começamos o nosso caminho para a vitória no dia 03 de outubro. Os desafios que virão serão muitos e grandes, mas eu bem sei que as grandes vitórias nascem das grandes superações”, iniciou.
Iberê agradeceu o apoio de todas as pessoas que rezaram pela sua recuperação, e ressaltou “foram esses gestos que ajudaram para que eu superasse e pudesse estar de volta.”Ao falar sobre sua vida, o governador disse que tem “a vida toda dedicada ao Rio Grande do Norte, ao povo potiguar”.A administração do presidente Lula foi um dos pontos de destaque no discurso do governador Iberê. “Lula foi o melhor presidente da história do Brasil. Fez pelo povo o que nenhum político fez. Temos que mostrar ao Rio Grande do Norte quem está de qual lado. Tá na hora de mostrar quem é “Lula lá e quem é Lula aqui.”, disse.Há três meses no governo do Rio Grande do Norte, Iberê priorizou as áreas de segurança, saúde e educação.

Vice de Iberê: "dia mais importante de minha vida"

O candidato a vice do governador Ibere Ferreira de Souza, Vagner Araujo, disse a pouco durante a convenção do PSB que hoje é o dia mais importante de sua vida. "Pelo que me foi delegado pelo meu partido, principalmente pelos meus líderes Wilma e Iberê".Vagner conclamou os correligionários presentes no ginásio Machadinho a conclamarem em todo o Estado as realizações que foram feitas pelos candidatos presentes.

Na convenção do PSB, Henrique ressalta Garibaldi, Iberê e Wilma

O presidente estadual do PMDB, Henrique Alves, discursou a pouco na convenção do PSB e ressaltou a importância das candidaturas de Iberê Ferreira ao governo, e de Wilma e Garibaldi ao Senado. "Não sei se vou saber fazer campanha sem ele (Garibaldi) mas o RN vai querer Iberê governador e eu vou lutar muito por isso" disse Henrique.

Wilma de Faria faz discurso pautado por recados à oposição

A ex-governadora Wilma de Faria (PSB), candidata ao Senado pelo PSB, está fazendo um discurso pautado por recados à oposição, sobretudo os três senadores Rosalba Ciarlini, candidata ao governo pelo DEM, e Garibaldi Alves e José Agripino, pleiteantes a reeleição, os quais, segundo ela, dispõem de mandatos no Congresso Nacional, mas não contribuiram com as principais demandas do estado. "Quais os projetos que eles viabilizaram, vocês conhecem algum?", criticou a presidente estadual do PSB. E arrematou: "E ainda tentam desqualificar o nosso trabalho porque falar é muito fácil".



Wilma de Faria disse ainda que não quer as "mordomias" do Senado e criticou a senadora Rosalba Ciarlini, afirmando que "tem gente que usa o Senado como trampolim. Usa o principado e depois de quatro anos quer continuar no poder, no Executivo. Infelizmente o Senado hoje tem situações que dá até vergonha", assinalou. Wilma de Faria ressaltou que lutará pelas reformas política e tributária para, segundo ela, melhorar as condições dos municípios potiguares.



A ex-governadora também fez menção aos candidatos de coligações adversárias e que não se colocam abertamente à população acerca de um apoio ou não ao governo Luís Inácio Lula da Silva (PT). "Quero dizer a quem está enganando o povo e nao diz de que lado está. Digam isso claramente. Está do lado de Lula ou nao? Está contra os avanços e os movimentos sociais ou não?", questinou.



A chapa de suplentes de Wilma foi definida: o ex-presidente da Emater, Luiz Cláudio Chopp, como primeiro suplente, e o empresário Pedro Terceiro Melo, como segundo.

Em Santa Cruz, fiéis se reúnem para receber bençãos do Santíssimo Sacramento

Aos pés da imagem de Santa Rita de Cássia, fiéis de diversos lugares receberam a benção do Santíssimo Sacramento. O rito, celebrado pelo arcebispo Dom Matias Patrício, o reitor do Santuário, padre Aerton Sales e o pároco Valtair Lira Lucas da praça dos romeiros, encerra as atividades programadas na manhã deste domingo para o santuário.

Treze vence de virada o ABC no Amigão: 3 a 1

No dia do aniversário de 95 anos do ABC, quem fez a festa foi o Treze da Paraíba. Jogando no estádio Amigão, a equipe paraibana venceu, de virada, por 3 a 1 e ainda ganhou a liderança do Campeonato do Nordeste, chegando aos 12 pontos e passando o alvinegro de Natal, que parou nos 11.Os gols da partida foram marcados por Edson, abrindo o placar para o ABC, Vavá, dois, e Felipe Blau, virando para o Treze.

América fica no empate sem gols com o Santa Cruz

Na estreia do técnico Lula Pereira no estádio Machadão, o América não saiu de um empate sem gols e sem graça com o Santa Cruz, neste domingo (27), pela Campeonato do Nordeste.

Com gol irregular, Argentina garante vaga nas quartas de final

Com gols de Tévez (2) e Higuaín a Argentina bateu o México por 3 a 1, no estádio Soccer City, em Johanesburgo, e garantiu sua vaga na próxima fase da Copa do Mundo. O adversário argentino nas quartas de final será a Alemanha, que mais cedo goleou a Inglaterra por 4 a 1.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Ex-prefeito Edivan confirma apoio a Carlos Eduardo

Leal aos seus princípios e fiel aos seus amigos o ex-prefeito de Lajes Edivan Secundo Lopes anuncia oficialmente seu apoio ao Governadorável Carlos Eduardo Alves (PDT), Edivan Lopes é um velho amigo do ex-deputado por vários mandatos e ex-prefeito de Natal, sempre que o edil disputou eleições para Dep. Estadual teve o apoio de Edivan, na última campanha para Prefeito Carlos Eduardo esteve no palanque de Edivan Lopes defendendo o seu projeto de reeleição para prefeito de Lajes, o professor que vai coordenar a campanha do pré-candidato Miguel Weber (PV) ainda não anunciou o seu voto para Dep. Federal e Senadores, há noticias no meio politico que o ex-prefeito lajense logo após a eleição de outubro próximo estará assumindo o comando do Partido Verde em nosso munícipio.

Vereadores confirmam apoio a Raimundo Fernandes

Os Vereadores Canindé de Branco (PR), Raimundo Silva Neto (PMN), Mário Pinto e Heriberto Amaral (PT) e Cláudio Avelino (PTB) vão mesmo votar em Raimundo Fernandes (PMN) para Dep. Estadual, a confirmação foi dada ao nosso blog pelo Empresário Júnior Guedes que conseguiu unir o grupo oposicionista em Pedra Preta, além dos Vereadores acima mencionados também vota no Deputado do Alto Oeste outras lideranças do município entre elas destacamos o ex vice prefeito e Presidente do PR local Francisco Lopes Neto (Fantico). O Deputado Raimundo Fernandes sempre foi bem votado em Pedra Preta, na eleição passada ele ficou em 2º lugar, obtendo mais votos que o Deputado Poty Júnior (PMDB) apoiado pela família Mendes. O Empresário Júnior Guedes espera dar uma boa votação aos seus candidatos na eleição de outubro próximo, Júnior continua sua luta para mudar o modelo administrativo do município onde a população possa ter uma politica social mais justa e mais humana.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Iberê aposta na Grande Natal para enfrentar a preferência pela Rosa em Mossoró

Na casa do governador Iberê Ferreira, presença dos prefeitos Marília Dias, de Macaiba; Jaime Calado, de São Gonçalo do Amarante e Antônio Peixoto, de Ceará-Mirim...
Os 3 representam uma boa parcela da Grande Natal...
Região do Estado com eleitorado compatível com os números de Mossoró, onde a governadorável Rosalba Ciarline domina geral...
Iberê aposta na Região Metropolitana para minimizar os efeitos do rosalbismo mossoroense.
*

Também estavam na casa do governador os prefeitos Jorginho Bezerra, de Tagará e Péricles Rocha, de Santa Cruz.
E os deputados Gustavo Carvalho, Ezequiel Ferreira de Sousa e Wober Júnior.

Wober Júnior trabalha candidatura a deputado federal

Na casa do governador Ibere Ferreira de Sousa, o deputado Wober Júnior (PPS) admitiuao Blog que poderá disputar, não mais cadeira Assembleia Legislativa...e sim na Camara Federal.
Wober trabalha sua possivel candidatura a deputado federal.

Resultados.

13ª Vaquejada de Mangue Seco RN
De 05 de Junho de 2010 a 06 de Junho de 2010

Veja quem se classificou no ranking deste evento:
Profissional


Joafran (RN) e Galego Bertoso (RN)
Zé Lucio (Zé Cabrito) (RN) e Neto (Natal) (RN)
Mozaniel (RN) e Floriano ( Jandaira) (RN)
Galo (RN) e Eriquinho (RN)
Adriano (João Camara) (RN) e Marquinhos (RN)
João Paulo (RN) e Frank (RN)
Márcio (RN) e Galo (RN)
Nino (Jandaira) (RN) e Floriano ( Jandaira) (RN)
Denis (RN) e Valmir (RN)
10º Giliano Tatú (RN) e Dedé de Tatú (Poço Branco) (RN)
11º Giliano Tatú (RN) e Dedé de Tatú (Poço Branco) (RN)
12º João Cacimba (RN) e Companheiro (RN)
13º Giliano Tatú (RN) e Dedé de Tatú (Poço Branco) (RN)
14º Eloi Dantas (RN) e Tico Moura (RN)
15º Rufo (RN) e Carlos (RN)
16º Cláudio (RN) e Carlos (RN)

domingo, 20 de junho de 2010

DECISÃO SOBRE O FICHA LIMPA PODE AFETAR PELO MENOS QUATRO EX-GOVERNADORES.

Pelo menos quatro ex-governadores poderão ser atingidos diretamente pela decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de estender a validade da Lei da Ficha Limpa aos condenados por órgão colegiado antes de 4 junho, quando a proposta foi sancionada.
O ex-governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima, teve a cassação confirmada pelo TSE em fevereiro do ano passado. Acusado de abuso de poder político e econômico, chegou a ficar no governo até o fim da fase de recursos, por meio de liminares na Justiça Eleitoral. Cássio Cunha Lima e o então vice, José Lacerda Neto, foram acusados de distribuição de cheques para eleitores por meio de um programa assistencial. O segundo colocado nas eleições, José Maranhão, assumiu o mandato.
O ex-governador do Maranhão, Jackson Lago, também perdeu o mandato, acusado de abuso de poder político e econômico. A maioria dos ministros do TSE entendeu que na eleição de 2006, a compra de votos prejudicou a candidatura de Roseana Sarney, que ficou em segundo lugar nas eleições e assumiu o mandato depois que Jackson Lago foi cassado.
O ex-governador do Tocantins, Marcelo Miranda, perdeu o mandato pela acusação de abuso de poder político. Entre outras irregularidades, distribuiu 80 mil óculos durante o governo. A decisão foi unânime entre os ministros do TSE. Como Miranda havia sido eleito em primeiro turno, foi determinada a realização de uma eleição indireta para escolha do novo governador do estado. O interino, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), foi confirmado governador para o mandato-tampão.
A decisão do TSE atinge também políticos que renunciaram ao mandato para fugir da cassação, como é o caso do ex-governador e ex-senador do Distrito Federal Joaquim Roriz (PMDB). Acusado de apropriação de recursos públicos, teve conversas telefônicas com o ex-presidente do Banco de Brasília, Tarcísio Franklin de Moura, gravadas pela Polícia Federal. Negociavam a partilha de R$ 2,2 milhões.
O TSE deverá analisar caso a caso os políticos que venham a se candidatar e que tenham sido condenados por órgão colegiado. O prazo para a candidatura termina no dia 5 de julho. O tribunal tem até agosto para julgar as possíveis inelegibilidades.

HENRIQUE BATE O MARTELO E NÃO QUER CONVERSAR SOBRE O VICE DE IBERÊ

O presidente estadual do PMDB, deputado federal Henrique Eduardo Alves, entrou em contato com o governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) para descartar de uma vez por todas qualquer possibilidade de rearranjo na aliança PMDB, PR e PV e consequente liberação do partido do deputado federal João Maia (PR) para indicar o candidato a vice da chapa governista. A última tentativa de viabilizar essa operação foi feita na quarta-feira à noite, pelo presidente estadual do PPS, deputado estadual Wober Júnior. Wober propôs trocar o PR pelo PPS na coligação, que tem como candidato majoritário apenas o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB). Além disso, haveria a promessa de o ex-senador Fernando Bezerra (PMDB) - que já anunciou que não vai ser candidato nas eleições deste ano - se lançar na disputa por uma cadeira na Câmara dos Deputados, com a garantia de que o sistema governista garantiria 100 mil votos para ele, ajudando assim na eleição do deputado Henrique. O presidente do PMDB chegou a fazer algumas sondagens. Em contato com a presidente estadual do PV, prefeita de Natal Micarla de Sousa, Henrique ouviu que o partido não concordava em se aliar ao PPS, cujo presidente faz contudente oposição à sua administração. O senador Garibaldi Filho também não concordou. Opinião compartilhada por candidatos a deputado estadual do PMDB e do PR. Diante dessas opiniões, o deputado Henrique Alves entrou em contato com o governador Iberê Ferreira de Souza, ontem, para dizer que ninguém concordava com a solução apresentada pelo deputado Wober Júnior e que não conversava mais sobre esse assunto. À reportagem, o deputado Henrique disse ontem que está mantido entendimento acertado na reunião de terça-feira de manhã, na residência oficial do governador. "O PMDB e o PR não participam mais do debate em torno da escolha do vice. Essa escolha caberá aos partidos que estão oficialmente na aliança do governador Iberê: PSB, PT e PTB", afirmou. O governador Iberê Ferreira prometeu para a próxima terça-feira o anúncio do seu companheiro de chapa. Nos bastidores, dizem que Iberê gostaria de ter João Maia como seu vice. No entanto, comenta-se que, caso o PR possa se compor com o PSB, ele indicaria um nome do partido porque o seu projeto é ser candidato a reeleição.

Jardim de Angicos Agnelo “O PMDB é um grande parceiro”

O Prefeito Agnelo Bandeira, o chefe do executivo de Jardim de Angicos confirmou a grande parceria administrativa que sua administração vem fazendo com o Partido do Movimento Democrático brasileiro (PMDB), Agnelo confirmou tambem que várias obras estão chegando ao município através desta parceira, um dos grandes colabores da sua administração é o Senador Garibaldi Alves Filho que conseguiu várias emendas do Orçamento da União para importantes obras que serão iniciadas nos próximos dias, podemos destacar o Aterro Sanitário da cidade, a cobertura da quadra de esportes dos Balbinos, a pavimentação do trecho da estrada entre Umari e Fazenda Nova e a grande obra que será construída na sede do município o Complexo Educacional de Jardim de Angicos, com uma Creche para 200 alunos e uma escola com 6 salas climatizadas, o Prefeito também agradece o apoio do Presidente do PMDB daquele município o ex-vereador Gerson Paiva que muito tem contribuído para o desenvolvimento do seu munícipio.

O SOFRIMENTO DO POVO DE PEDRA PRETA

Uma cidade que parou no tempo por causa da ambição pelo poder de alguns políticos.A cidade no ano de 1982 quando a mesma estava saindo da maior administração pública de sua história através da gestão do ex-prefeito Saturnino Teixeira avô do Prefefeito Guilherme Teixeira que governou aquele município no período de janeiro de 1977 a janeiro de 1983 somando seis anos de seu mandato, neste período Pedra Preta avançou de uma forma extraordinária, de 83 a 88 a cidade viveu uma boa gestão com o Prefeito Francisco Salviano Xavier (Sabino), de lá para cá Pedra Preta passou a viver os dias mais negros de sua história depois que a família Mendes assumiu o comando da cidade, só doze anos o município foi governado pelo cacique da família o Sr. José Mendes (PMDB) que nada fez pelo desenvolvimento do município tendo a Prefeitura como uma propriedade privada para erguer o nome de sua família politicamente, nos últimos anos o que temos visto é a tristeza do sai prefeito e entra prefeito, só no mandato de quatro anos, cinco prefeitos assumiram a administração daquele município para os senhores terem uma ideia na última eleição em 2008 os dois candidatos que disputaram o pleito eleitoral eram candidatos cassados por compra de votos, Gilvan Inácio contra Cícero Avelino, ultimamente aconteceu algo muito triste com a Câmara de Vereadores de Pedra Preta afastando o Prefeito Gilvan por duas vezes e a Justiça através de uma liminar o retornando ao cargo de Prefeito.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Resultado do conselho tutelar

O eleitor de Pedra Preta gosta mesmo é de votar, 1.675 eleitores compareceram as urnas para votarem na eleição do Conselho Tutelar daquele município, o clima na cidade no dia de ontem foi bastante tranquilo, o pleito aconteceu na Escola Municipal João Bandeira Sobrinho e teve inicio as 9:00hs da manhã com uma hora de atraso encerrando-se as 18:00hs, nove candidatos disputaram os cargos de conselheiros, ficando assim o resultado final:

1º Socorro França 262 votos
2º Rosa G. 236 votos
3º Patricia Medeiros 218 votos
4º Ana Carina 179 votos
5º Francisco Laerto (Zé Bodim) 174 votos

Vereador receberá Título de Cidadão



O Vereador Adailton Peixoto (PTB) será o mais novo cidadão Pedrapretense, a Câmara Municipal deverá votar o Título de Cidadão do Parlamentar logo após o recesso do meio do ano. Adailton viveu sua infância e adolescência neste munícipio e é filho de Alcides Peixoto (im memoria) e de D. Lúcia, seu pai foi motorista durante muito tempo do Expresso Cabral fazendo a linha Pedra Preta a Natal, Adailton Peixoto é Vereador e Pres. Do PTB em Pedra Preta e preside a Comissão Especial de Investigação CEI, que afastou por 90 dias o Prefeito Gilvan Inácio.

A visita proveitosa do governador à Prefeitura de Natal

Em plena forma depois do tratamento pós-retirada de um tumor no pulmão, o governador Iberê Ferreira de Souza subiu as escadas do Palácio Felipe Camarão. Chegou ao Salão Nobre e encontrou a prefeita Micarla de Sousa – recém-avisada da visita – reunida com os vereadores da bancada governista na Câmara. Se Iberê achou ruim? Adorou. Matou dois coelhos com uma cajadada só. Assinou o termo de doação com a prefeita e o secretário de Saúde, Thiago Trindade, e ainda conversou com os vereadores. Coisa que todo candidato gosta de fazer. Quando terminou a visita-compromisso, o governador desceu as escadas acompanhado da prefeita. Micarla fez questão de acompanhá-lo até a porta de saída do Palácio. Ela disse a Iberê que desde que foi eleita prefeita, foi a primeira vez que recebeu a visita do governador. Todos os contatos que teve com a ex-governadora Wilma de Faria, foram na Governadoria.

Governador chegando ao Palácio Felipe Camarão para fechar nova parceria

Onde assinou o termo de doação do terreno para construção da UPA...

E aproveitou para botar a conversa em dia com os vereadores da bancada da prefeita...

Com quem se mostrou bastante afinado...apesar da desconfiança do new-vereador Assis Oliveira

João Maia adia retorno a Brasília para participar de reunião na casa de Iberê

Depois de mais de 3 horas reunido com o governador Iberê Ferreira de Souza, no final da tarde e começo da noite desta segunda, o deputado João Maia cancelou o retorno a Brasília marcado para o começo da manhã desta terça. João é presença confirmada na reunião que acontecerá na casa do governador Iberê Ferreira de Souza, em Morro Branco. Casa onde morou, até o final março, a então governadora Wilma de Faria. Além de João, estarão na casa de Iberê, a ex-governadora Wilma de Faria e os federais Henrique Alves e Fátima Bezerra. A reunião terá início às 9 horas.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Mudança na programação do São João de Assú

Jorge e Mateus não vão mais encerrar a programação junina na cidade de Assú. A dupla sertaneja faria apresentação após o Forró Resenha na noite de 24 de junho. A atração cotada para substituí-los é Bruno e Marrone.
De acordo com a prefeitura de Assú, um dos empresários da dupla negociou a apresentação dos agenciados em outro lugar, na mesma data do show em Assú.
O secretário municipal de Juventude, Esporte e Eventos, Luis Dailson Machado, informou que existe um entendimento avançado com a dupla Bruno e Marrone, mas para o dia 22. No dia 24, que vai se apresentar é o cantor Márcio Greyck e a banda Amigos Sertanejos.
Confira nova programação:
Quarta-feira (16): Alex Mota e Forrozão Acoxado
Quinta-feira (17): Forró do Muido, Forró Danado
Sexta-feira (18): Forró do Bom, Balanço de Menina e Fadja Lorena
Sábado (19): Garota Safada, Banda Bakulejo, Gilmar do Arcodeon & Dodora Cardoso
Domingo (20): Mastruz com Leite e Forró da Lamparina
Segunda-feira (21): Circuito Musical e Máquina Quente
Terça-feira (22): Bruno & Marrone e Cinzeiro de Motel
Quarta-feira (23): Ferro na Boneca, Invenção do Papai e Alvimar Farias e Patricía
Quinta-feira (24): Márcio Greycy e Amigos Sertanejos

Marina Silva oficializa candidatura à presidência

A ex-Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi oficializada como candidata à presidência para as eleições de 2010.
O nome de Marina foi aprovado na convenção nacional de seu partido, PV, que também definiu os planos da campanha que a ex-Ministra irá realizar. Os principais pontos, além do meio ambiente, carro chefe do partido, são as drogas e temas visando principalmente o eleitorado feminino.
Nas pesquisas de intenção de voto feitas até agora, Marina Silva costuma ocupar o terceiro posto, atrás de José Serra e Dilma Rousseff. O Partido Verde crê que a candidata irá ‘decolar’ com o início da campanha.
Para isso, o PV aprovou um orçamento de R$ 90 milhões para a candidatura de Marina Silva. O coordenador da campanha de Marina Silva será Alfredo Sirkis. Marina Silva é ex-integrante do PT, partido do governo Lula e que lançou Dilma à presidência.

Presidente da Câmara Municipal de Caiçara morre em acidente

O Presidente da Câmara Municipal de Caiçara do Rio dos Ventos, Francisco Agostinho de Oliveira, conhecido por “Chico de Sinval” sofreu um grave acidente na BR 304 quando vinha de um assentamento para a sede do município. Segundo informações de populares, o parlamentar passava na Ponte do Rio dos Ventos, ele e um carona, conhecido por Nilson foram surpreendidos, o carro bateu na moto jogando os dois na ribanceira. O parlamentar morreu na hora e o carona foi levado para Natal em estado grave. em breve, mais informações.

"FICHA LIMPA" VAI SER APLICA AGORA EM 2010.

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entenderam, nesta quinta-feira (10), que a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10), que altera a Lei das Inelegibilidades (LC 64/90), deve ser aplicada já nas eleições de outubro deste ano. A nova lei prevê que candidatos que tiverem condenação criminal por órgão colegiado, ainda que caiba recurso, ficarão impedidos de obter o registro de candidatura, pois serão considerados inelegíveis. Também amplia prazos de inelegibilidade de três para oito anos. Votaram com o relator os ministros Arnaldo Versiani, Cármen Lúcia, Aldir Passarinho Junior, Marcelo Ribeiro e o presidente, ministro Ricardo Lewandowski. O ministro Marco Aurélio ficou vencido, pois entendeu que a norma só seria aplicável as eleições que se realizarem após 2010. A análise do tema ocorreu em resposta à consulta formulada pelo senador Arthur Virgílio (PSDB-AM).

quinta-feira, 10 de junho de 2010

LULA EM NATAL


Chamando Iberê de meu governador e Wilma de minha senadora, o presidente Lula chegou para inaugurar a UPA da Zona Norte.Muito bem humorado, o presidente Lula também foi recebido pelo deputado federal Henrique Eduardo Alves e pelo pré-candidato ao senado pelo PT, Hugo Manso, que poderá também, ser pré-candidato a vice na composição com Iberê

VAQUEJADA DE PEDRO AVELINO-RN


8° GRANDE VAQUEJADA DE PEDRO AVELINO
16,17 E 18 JULHO/2010
41.500.00 EM PRSÊMIOS
600 BOIS MOBRAL
ATRAÇÕES
17 (SÁBADO) FORRÓ DO BOM, DEIXE DE BRINCADEIRA E CAVALO DE AÇO.
18 (DOMINGO) FERRO NA BONECA, CAVALO DE PAU E PODE BALANÇAR

VAQUEJADA DE SANTANA DO MATOS-RN


38° VAQUEJADA DE SANTANA DO MATOS-RN
23,24 e 25 DE JULHO/2010
COM 43.200.00 EM PRÊMIOS
ATRAÇÕES
23 (SEXTA-FEIRA) NA PRAÇA:FERRO NA BONECA E CAVALO DE PAU
24 (SÁBADO) NO ESPAÇO DO FORRÓ:ALCIMAR MONTEIRO,FORRÓ DO BOM E CAVALO DE AÇO.
25 (DOMINGO) NO ESPAÇO DO FORRÓ:GAROTA SAFADA,FORRÓ DA PEGAÇÃO,PODE BALANÇAR,FORRÓ MALANDRO E FORRÓ RESENHA.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Ação Cidadania em Pedra Preta

ATRAVES DO VICE PREFEITO GUILHERME TEIXEIRA (DEM), NO DIA 12 DE JUNHO DE 2010 VAI ESTA PRESENTE NA CIDADE DE PEDRA PRETA A FUNDAÇÃO DINARTE MARIZ.
O EVENTO OFERECE VÁRIOS SERVIÇOS GRATUITOS PARA A POPULAÇÃO , COMO: EMISSÃO DE RG, CARTEIRA DE TRABALHO, CPF, CERTIDÃO DE NASCIMENTO(1º VIA), FOTOGRAFIA, TESTE DE GLICEMIA E COLETA DE SANGUE PARA EXAME DE HIV, VACINAÇÃO DA GRIPE H1N1 E DE IDOSOS, APLICAÇÃO DE FLÚOR E ENTREGA DE KITS, CONSULTA MÉDICA, PALESTRAS SOBRE O TEMA PLANEJAMENTO FAMILIAR E MÉTODOS CONTRACEPTIVOS ( COM ENTREGA DE PRESERVATIVOS ), ATENDIMENTO DE ADVOGADOS, NUTRICIONISTA, PSICÓLOGO E ASSISTENTE SOCIAL, CORTE DE CABELO, DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS DE CAJUEIRO, ENTRE OUTROS. A PROGRAMAÇÃO CONTARÁ AINDA COM A APRESENTAÇÃO DO PROJETO SAÚDE E PAZ E O GRUPO DE TEATRO DO PSF.


E ESTARA PRESENTE O PRE-CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL LAURO MAIA O FILHO DA EX-GOVERNADOR LAVOZIER MAIA E DA EX-GOVERNADORA VILMA MARIA DE FARIAS.

Vereador é Enaltecido

O Vereador Raimundo Silva Neto (PMN) foi aplaudido de pé pela população de Pedra Preta. Correligionário de Gilvan a muito tempo o Vereador foi o sexto voto que garantiu o afastamento do Prefeito, pois a Câmara precisava de 2/3 para aprovar a matéria.

Nova Comissão Especial de Inquérito


Baseada na liminar concedida pela Dra. Maria Nadja Bezerra Cavalcante Juíza de Direito da Comarca de Lajes que determinou a volta do Prefeito Gilvan Inácio PMDB à Prefeitura de Pedra Preta, a Câmara Municipal instalou na noite de ontem uma nova Comissão Especial de Inquérito – CEI, para apurar as denuncias contra o Prefeito Citado, a nova comissão foi criada dentro dos padrões exigidos pela justiça na sentença expedida pela Juíza, por 6 votos a 3 confirmado os dois terços e através de sorteio o poder legislativo estalou a comissão assim formada:
Presidente: Ver. Adailton Peixoto (PTB)
Relator: Ver. Canindé de Branco (PR)
Membro: Ver. Raimundo Silva Neto (PMN)
A Câmara de Pedra Preta irá apurar todas as denuncias contra o Chefe do Executivo Municipal.
Isto ocorreu no dia 21 de maio de 2010